Galiportus Ep.66- "Pontes do Minho": o torneio de rugby (de necesidade e proximidade) galaico-português
Description of Galiportus Ep.66- "Pontes do Minho": o torneio de rugby (de necesidade e proximidade) galaico-português
Hoje falamos de um desses projetos que, a nível do desporto, promovem que o espaço da eurorregião faça sentido. O rugby, enquanto desporto amador, longe das facilidades do futebol, fez com que clubes galegos (de Pontevedra) e portugueses (do Alto Minho) se encontrarem perante a mesma problemática: o que fazer quando cada fim-de-semana há que disputar os jogos a centenas de kms, sem dedicar-se profissionalmente a isto? Conversamos de maneira telemática com o Filipe Machado, do Clube de Rugby Arcos de Valdevez (o clube mais ao norte do rugby português) e mais o Alberto Fdez. Grifón, do Pontevedra Rugby Club. Os deslocamentos do primeiro são, muitos deles, à zona de Lisboa. Pela parte galega, toca viajar cada quinze dias (nas categorias principais) ao País Vasco, a Catalunha ou Madrid. Assim sendo, a questão é certa: por que não se juntar em uma nova competição transfronteiriça "oficial", a sumar clubes como Os Ingleses
(de Vilagarcia), o Universidade de Vigo, o Braga rugby ou o Guimarães rugby? O torneio, à maneira do "6 nações", seria chamado "Pontes do Minho", e não implicaria deixar de jogar nas respectivas federações. Pelo contrário, em tempos de precariedade, significaria mais jogos ao lado da casa e sempre grandes "terceiros tempos", cheios de convívio.
Os nossos convidados respondem fantasticamente a isto tudo, e deixam mais uma amostra do que deve ser o entendimento galaico-português. Comemoramo-lo com uma música final da Banda da Loba, "Abrente". Ensaio!