iVoox
iVoox Podcast & radio
Download app for free
Ágora café
Podcast

Ágora café

38
0

Nesse podcast sobre Filosofia, apresento tanto um conteúdo introdutório para iniciantes, quanto também episódios com especialistas e séries mais aprofundadas baseadas em livros e autores. O Ágora café é realizado por Lucas Barreto Dias, graduado, mestre e doutor em Filosofia e professor do IFCE.

Na série Justiça, eu trago as reflexões sobre a ética e filosofia política a partir do livro "Justiça: o que é fazer a coisa certa", de Michael Sandel.

Na série "Um café com", eu recebo convidados para conversarmos sobre assuntos filosóficos ou que se relacionam com a filosofia.

Nesse podcast sobre Filosofia, apresento tanto um conteúdo introdutório para iniciantes, quanto também episódios com especialistas e séries mais aprofundadas baseadas em livros e autores. O Ágora café é realizado por Lucas Barreto Dias, graduado, mestre e doutor em Filosofia e professor do IFCE.

Na série Justiça, eu trago as reflexões sobre a ética e filosofia política a partir do livro "Justiça: o que é fazer a coisa certa", de Michael Sandel.

Na série "Um café com", eu recebo convidados para conversarmos sobre assuntos filosóficos ou que se relacionam com a filosofia.

38
0

#38 Hannah Arendt - Verdade e política, parte 04

Episode in Ágora café
Neste quinto e último episódio da série sobre o texto "Verdade e política" de Hannah Arendt, faço um balanço final sobre a relação que a verdade guarda com o âmbito público. Se sobressaem aqui alguns locais quanto à questão da verdade, a saber: as universidades e o judiciário, bem como a imprensa. Cabe perceber a importância dos limites entre a esfera política e o espaço da verdade, bem como da diferença de atuação entre aqueles que agem politicamente e aquele que se fiam na investigação, manutenção e interpretação da verdade. 
History and humanities 3 years
0
0
5
38:58

Hannah Arendt - Verdade e política, parte 04

Episode in Ágora café
No quarto episódio da nossa série sobre o texto "Verdade e política", exponho como Arendt critica o uso da mentira na vida política. Trata-se de perceber a diferença entre o uso tradicional da mentira e o uso contemporâneo da mentira organizada. Embora o regime totalitário seja o paradigma de referência de Arendt, a mentira e o autoengano enquanto elementos aniquiladores da política também despontam nas nossas atuais democracias de massa. Cabe perceber, em Arendt. a defesa da verdade dos fatos como uma defesa do nosso mundo comum.
History and humanities 3 years
0
0
6
57:20

#36 Hannah Arendt - Verdade e política, parte 03

Episode in Ágora café
Olá, pessoal. Neste episódio, eu retomo o texto “Verdade e política” e faço uma interpretação da sessão III. Aqui Hannah Arendt discute a relação entre opinião e verdade e seus modos de buscar validade. Ademais, o tema da mentalidade alargada desponta no modo pelo qual formamos nosso juízo, qualificando a relação entre opinião e política. Arendt também visita novamente Sócrates, junto a Kant, para se pensar como a noção de “exemplo” pode nos ajudar a compreender a conexão entre pensamento e ação. Trata-se, no entanto, de perceber a dificuldade de encontrar um modo seguro proteger a verdade factual daqueles que tentam os falsear.
History and humanities 4 years
0
0
6
55:51

#35 Hannah Arendt - Verdade e política, parte 02

Episode in Ágora café
Neste episódio, faço um comentário sobre segundo tópico do texto "Verdade e política" de Hannah Arendt. Em diálogo com Platão, Hobbes e Spinoza, de um lado, e, de outro, Kant e Madison, Arendt pensa aqui o conflito que há entre a verdade factual e a política, ou, em outros termos, entre a verdade básica sobre os eventos do mundo e as opiniões política. Trata-se, sobretudo, de perceber a legitimidade de nossa liberdade de expressão a partir de um respeito aos fatos do mundo, bem como da constituição plural de nossa capacidade de pensar.
History and humanities 4 years
0
0
5
44:04

#34 Fenomenologia e Filosofia da existência: uma introdução a Husserl e Kierkegaard

Episode in Ágora café
Neste episódio eu faço uma dupla introdução: 1) à Fenomenologia, explicando alguns conceitos básicos que foram elaborados por Edmund Husserl e 2) à Filosofia da Existência, a partir do método e conceitos implementados por Kierkegaard. 
History and humanities 4 years
0
0
7
35:32

#33 Hannah Arendt - Verdade e política, parte 01

Episode in Ágora café
Neste episódio, inicio uma investigação em torno do texto "Verdade e política" de Hannah Arendt, presente na obra "Entre o passado e o futuro". Trata-se de compreender, entre tantos aspectos, qual a relação que a verdade possui com a política e com a mentira. Vemos, então, os riscos e limites da verdade ao adentrar a esfera pública.
History and humanities 4 years
0
0
8
47:19

#32 Russell e a teoria das descrições

Episode in Ágora café
Neste episódio eu faço uma introdução à teoria das descrições de Bertrand Russell e à sua tentativa de reconfiguração da linguagem filosófica.
History and humanities 4 years
0
0
7
28:44

#31 Hannah Arendt - Filosofia e política, parte 04

Episode in Ágora café
Último episódio para discutir o texto "Filosofia e política" de Hannah Arendt. Nele, exponho como a pensadora interpreta a pluralidade como a via pela qual uma nova filosofia política há de ser pensada. Trata-se não mais de realizar uma filosofia política sob o ponto de vista da experiência do pensamento, mas de integrar o pensar como proveniente da esfera da ação, do espaço em que a pluralidade humana inter-age.
History and humanities 4 years
0
0
7
01:34:12

#30 Kant e a filosofia crítico-trancendental

Episode in Ágora café
Kant mais uma vez conosco, rs. Dessa vez, neste episódio, vamos nos deter a algumas questões básicas que fizeram seu pensamento revolucionar a filosofia moderna. Explico um pouco onde Kant se insere na discussão epistemológica e o que significa o criticismo. Encaminhamo-nos, assim, para uma compreensão do termo transcendental e dos limites que Kant impõe à metafísica.
History and humanities 4 years
0
0
6
46:31

#29 Hannah Arendt - Filosofia e política, parte 03

Episode in Ágora café
Neste terceiro episódio do curso sobre Hannah Arendt, discuto de forma crítica a relação do pensamento com a pluralidade humana. Percorro o tópico "Junto consigo mesmo" do texto "Filosofia e política" para pensar com Arendt a importância moral e política da atividade do Pensar. O que desponta é a raiz existencial e mundana da consciência e sua relação com a vida compartilhada.
History and humanities 4 years
0
0
5
52:48

#28 Kant e a Geografia, um café com Jecson Girão Lopes

Episode in Ágora café
É possível falar de uma filosofia geográfica e de uma geografia filosófica? Sobre esse tema, percorro o território do pensamento kantiano com o professor de geografia e filosofia Jecson Girão Lopes, refletindo como é possível orientar-se dentro das fronteiras da razão, pensando o papel de uma antropologia geográfica no âmbito da filosofia crítica de Kant. Sapere aude!\r\n
History and humanities 4 years
0
0
7
01:00:07

#27 Hannah Arendt - Filosofia e política, parte 02

Episode in Ágora café
Segundo episódio do curso sobre Hannah Arendt. Discuto o método socrático de filosofar e sua proeminência política. A partir disso, trata-se de compreender a virtude do estadista como uma abertura às distintas realidades. Por fim, falo sobre a importância da philia, da amizade, para compreendermos a relação política sobre a qual Arendt reflete. Trata-se, assim, de perceber a centralidade dos conceitos de pluralidade e aparência no pensamento político socrático-arendtiano.\r\n
History and humanities 4 years
0
0
5
56:16

#26 Hannah Arendt - Filosofia e política, parte 01

Episode in Ágora café
Primeiro episódio do novo curso sobre Hannah Arendt. Farei um percurso por alguns de seus textos quanto aos temas da verdade, opinião, ética e política com o intuito de fornecer elementos para refletirmos também sobre nossos tempos. \r\n
History and humanities 4 years
0
0
8
58:17

#25 Felicidade e liberdade em Espinosa - Um café com Ravena Olinda

Episode in Ágora café
Neste episódio, eu recebo a Ravena Olinda para falarmos sobre o que significa Felicidade e Liberdade para Espinosa a partir das noções de afetos, consciência, paixão e razão. Trata-se de perceber que ser livre não implica necessariamente em felicidade, bem como que a felicidade não é um prêmio de uma vida virtuosa, mas é própria realização da virtude.
History and humanities 4 years
0
0
5
46:29

#24 Justiça 07 - Justiça e bem comum em Michael Sandel

Episode in Ágora café
Neste último episódio da série Justiça (aqui no @agoracafelucas ), discuto como Sandel faz um balanço crítico dos pensadores com os quais dialogamos e como põe em questão a perspectiva de Justiça baseada no critério da virtude. Sandel propõe trazer para o debate os elemento da moral e da religião que muitas vezes são deixados de lado e, por isso, cooptados por fundamentalistas. Trata-se, em última instância, de promover uma vida cívica comprometida com o bem comum e a diversidade que há nele, além de mobilizar a noção de solidariedade como modo de nos remeter a uma responsabilidade coletiva.
History and humanities 4 years
0
0
6
01:00:57

#23 Verdade e política em Hannah Arendt - Um café com Geraldo Emery

Episode in Ágora café
Neste episódio, eu recebo o professor Geraldo Emery para falarmos sobre a relação entre as noções de verdade, opinião, mentira e política a partir da obra de Hannah Arendt. Trata-se de entender como esta pensadora pode nos ajudar a refletir sobre nossas experiências políticas do presente.
History and humanities 4 years
0
0
7
44:07

#22 Justiça 06 - Aristóteles por Sandel: política e virtude

Episode in Ágora café
Como pensar a justiça segundo o critério de virtude? Neste episódio, continuo a explanação do livro de Michael Sandel para falarmos sobre o que é fazer a coisa certa, dessa vez mobilizando o pensamento ético-político de Aristóteles. 
History and humanities 4 years
0
0
7
42:22

#21 Filosofia Geral - Existencialismo francês: Sartre, Simone de Beauvoir e Merleau-Ponty

Episode in Ágora café
"A existência precede a essência", "Não se nasce mulher: torna-se". Para compreender essas frases clássicas, faço uma introdução ao existencialismo francês a partir de alguns de seus principais nomes: Beauvoir, Sartre e Merleau-Ponty. Trata-se, neste episódio, de compreendermos o que é a existência e o que ela tem a ver com a noção de liberdade, por qual razão somos condenados a sermos livres. 
History and humanities 4 years
0
0
5
35:05

#20 Justiça 05 - John Ralws: liberdade e igualdade

Episode in Ágora café
Quais princípios deveriam orientar a sociedade? Que peso tem nosso esforço e talentos naquilo que fazemos? O mérito é todo do indivíduo? É tendo em vista tais questões que examino, junto a Sandel, o pensamento de John Ralws acerca dos princípios de justiça, mérito e nossa relação com a sociedade. Confere aí que o episódio tá bem bacana.
History and humanities 4 years
0
0
7
01:00:06

#19 Justiça 04 - Kant e o imperativo categórico

Episode in Ágora café
Segundo episódio sobre a ética kantiana. Nele, sigo parcialmente o livro "Justiça" de Sandel para expor como Kant julga constituir o fundamento da Ética.
History and humanities 4 years
0
0
5
39:13
You may also like View more
Acontece que no es poco Una lección de historia con mucho humor. Conoce la anécdota que hay detrás de cada efeméride gracias al podcast de Nieves Concostrina. En directo en La Ventana de lunes a jueves a las 19:00 y a cualquier hora si te suscribes. Updated
La Escóbula de la Brújula Una reunión semanal de amigos con curiosidad sobre Historia, cultura y leyendas. Con Jesús Callejo, Carlos Canales, David Sentinella, Juan Ignacio Cuesta, Marcos Carrasco, Francisco Izuzquiza y un amplio equipo de colaboradores. Updated
Pedazos de historia Alberto Garín, historiador, arqueólogo y doctor en arquitectura, acompañado de invitados destacados nos trasladará al pasado para hablar de sus curiosidades y acontencimientos más importantes. Updated
Go to History and humanities