Disfruta de 1 año de Premium al 40% de dto ¡Lo quiero!

Podcast
Café Alexandria
By Coffeepaste
20
0
O Café Alexandria é o podcast do Coffeepaste dedicado ao mundo dos livros. Conversaremos com autores, tradutores, editores, ilustradores, festivais, e muito mais.
O Café Alexandria é o podcast do Coffeepaste dedicado ao mundo dos livros. Conversaremos com autores, tradutores, editores, ilustradores, festivais, e muito mais.
19: Delfim Sardo: Uivar à Lua e pensar a arte contemporânea
Episode in
Café Alexandria
Hoje recebemos Delfim Sardo, curador, ensaísta, professor e uma das vozes mais consistentes da arte contemporânea em Portugal. Ao longo das últimas décadas, tem escrito, programado e acompanhado artistas de diferentes gerações, cruzando a prática curatorial com a reflexão teórica e a docência.
A nossa conversa parte do seu mais recente livro, Uivar à Lua, uma coletânea de ensaios sobre artistas e processos criativos, onde se misturam a crítica, a história da arte e o fascínio pessoal. Vamos falar sobre escrita, sobre relações com artistas, sobre o lugar do ensaio no panorama cultural e, claro, sobre a forma como ele olha e pensa a arte contemporânea.
Os episódios deste podcast começam com um poema. Esta semana Miguel Moreira diz-nos Adília Lopes, com algumas coisas de Maria Teresa Horta.
Recursos
Livro: Uivar à Lua
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
27:20
18: José Falero: escrever a periferia, contar o Brasil
Episode in
Café Alexandria
Hoje temos um convidado muito especial: José Falero, escritor brasileiro que se tem afirmado como uma das vozes mais autênticas e incisivas da literatura contemporânea. Nascido em Porto Alegre, Falero descobriu a leitura já na idade adulta e encontrou na escrita uma forma de dar voz às histórias da periferia – histórias que muitas vezes são ignoradas ou romantizadas pela literatura tradicional.
O seu romance Os Supridores tem sido amplamente debatido, não só pela sua narrativa vibrante e cheia de oralidade, mas também pela forma como aborda as contradições do trabalho, da sobrevivência e da ascensão social dentro de um sistema desigual. É um livro que nos obriga a refletir sobre o que significa ser explorado e o que acontece quando se decide quebrar as regras do jogo.
Nesta conversa, vamos falar do percurso do José, das suas inspirações, do impacto da literatura e, claro, de Os Supridores.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana chama-se “Borboletas”, é da autoria de Manoel de Barros, e é lido por Bibi Dória.
Recursos
Livro: Os Supridores
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
49:26
17: Isabel Lucas: A arte de ouvir histórias e contar o mundo
Episode in
Café Alexandria
Isabel Lucas é uma das vozes mais relevantes do jornalismo cultural em Portugal, uma jornalista que faz da literatura o centro das suas explorações e reflexões. Com um olhar atento e uma capacidade única de captar a essência das histórias e dos seus contadores, Isabel tem construído uma carreira que atravessa fronteiras e disciplinas. Autora de obras como "Viagem ao Sonho Americano" e "Viagem ao País do Futuro", nas quais alia o rigor jornalístico à sensibilidade de uma narradora, brinda-nos agora com "Conversas com Escritores", um livro que reúne diálogos profundos e reveladores com autores de diferentes geografias e contextos.
Nesta entrevista, mergulhamos no percurso de Isabel: o que a levou ao jornalismo, como se prepara para cada entrevista e os bastidores do processo de criação deste novo livro. Exploramos também os desafios, surpresas e descobertas que marcaram as suas interações com os escritores, refletindo sobre temas como o papel da literatura na sociedade, a relação dos autores com os leitores e as preocupações que atravessam o ato de escrever. Por fim, viajamos através dos seus outros trabalhos e experiências, discutindo as conexões entre política, cultura e literatura, e como tudo isso transformou a sua forma de olhar para o mundo e para as histórias que conta.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. Esta semana, teremos dois poemas em memória de Adília Lopes, falecida no dia 30 de dezembro passado. O Primeiro é retirado do livro “Dias e dias”, lido por João Pedro Mamede. O segundo é retirado do livro “Estar em casa”, de Adília Lopes, e é lido por Raimundo Cosme.
Recursos
Livro: "Conversas com escritores"
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
47:28
16: Bernardo Mendonça: A arte de encontrar a beleza nas pequenas grandes histórias
Episode in
Café Alexandria
Hoje temos o prazer de conversar com Bernardo Mendonça, um dos mais sensíveis e cativantes contadores de histórias da atualidade. Jornalista e criador do aclamado podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, o Bernardo tem a rara habilidade de transformar conversas em experiências íntimas e reflexivas, explorando temas como amor, identidade, sonhos, e as complexidades da condição humana.
Essa jornada de histórias ganha agora uma nova dimensão com o lançamento do seu livro, que reúne 50 entrevistas do podcast. Neste trabalho, Bernardo Mendonça convida-nos a revisitar momentos de profunda partilha com algumas das figuras mais inspiradoras que passaram pelo seu microfone.
Nesta entrevista, vamos explorar o processo de transformar estas conversas em livro, os desafios e alegrias dessa adaptação, e o impacto que essas histórias continuam a ter — tanto nele como nos ouvintes e, agora, nos leitores.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana chama-se “O que é o nada antes da tempestade?”, é da autoria de Camila Assad, e é lido por Gaya de Medeiros.
Recursos
Podcast: A Beleza das Pequenas Coisas
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
54:18
15: Utopia em Braga: Paulo Ferreira e o festival que Faz da literatura um encontro de mundos
Episode in
Café Alexandria
Braga transforma-se, mais uma vez, no epicentro literário de Portugal com o Festival Utopia, que decorre até 24 de novembro. Sob o mote inspirador "Toda a literatura é uma utopia", o evento celebra o poder do livro como ferramenta de reflexão, diálogo e transformação social. Reunindo mais de 100 atividades ao longo de 10 dias, o festival propõe uma experiência única que une literatura, arte, ciência e cultura, atravessando formatos e abordagens.
Paulo Ferreira, diretor do festival, partilha connosco os bastidores desta iniciativa ambiciosa, reflete sobre os desafios da sua primeira edição e revela os destaques deste ano, como os ciclos Utopia Europa e Utopia Negra. A conversa explora a capacidade da literatura de gerar encontros, questionamentos e novas formas de pensar, mostrando como Braga, uma cidade vibrante e rica em história, se posiciona no mapa do turismo literário.
Vamos conversar sobre o festival, as suas ideias centrais e, claro, as utopias que alimentam o nosso imaginário coletivo.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana chama-se “Enivrez vous”, é da autoria de Charles Baudelaire, e é lido por Estelle Valente.
Recursos
Festival UTOPIA
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
26:38
14: Liderar pela Beleza: A Visão de Martim Sousa Tavares sobre Arte e Cultura
Episode in
Café Alexandria
Hoje temos o privilégio de conversar com Martim Sousa Tavares, maestro, escritor e uma das vozes mais apaixonadas e curiosas da música e da cultura contemporâneas em Portugal. Martim tem-se destacado não apenas pela sua liderança musical, mas também pela capacidade de comunicar a complexidade da música clássica e contemporânea de forma acessível e envolvente, aproximando-a de públicos diversos. Recentemente, lançou o livro “Falar piano e tocar francês”, onde explora, com humor e sensibilidade, temas como a arte de mediar, a importância da beleza e a reflexão sobre o papel da Arte no mundo atual. Nesta entrevista, mergulharemos no percurso, nas inspirações e nas inquietações deste artista multifacetado.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana faz parte do livro “Dias e dias”, é da autoria de Adília Lopes, e é lido por João Pedro Mamede.
Recursos
Livros Zigurate
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
49:45
13: Sílvia Faria e a Feira do Livro do Porto
Episode in
Café Alexandria
De 23 de agosto a 8 de setembro, a Avenida das Tílias volta a tornar-se “casa” de 115 editoras, livreiros e alfarrabistas, distribuídos por 130 stands, e ponto de encontro para leitores de todas as idades. Ao longo de 17 dias, os diferentes espaços dos Jardins do Palácio de Cristal vão ser palco de 16 conversas, 15 sessões especiais de poesia e humor, 4 sessões de cinema, 21 concertos, 7 apresentações de livros e mais de 50 atividades para bebés, infantojuvenis e famílias. Conversámos com Sílvia Faria, chefe de Divisão Municipal das Bibliotecas da CM Porto, para saber mais
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana chama-se “Convida-me para jantar”, é da autoria de Ana Goês, e é lido por André Teodósio.
Recursos
Feira do Livro do Porto
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
25:30
12: Pedro Sobral
Episode in
Café Alexandria
Numa altura em que decorre a Feira do Livro de Lisboa, o nosso convidado desta semana é Pedro Sobral, presidente da APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, responsável pelo evento.
Pedro Sobral é licenciado em Economia e em Ciência Política, pela Universidade Católica de Lisboa. Com um percurso inicial na área financeira e de consultoria, Passou pelo Grupo Almedina, e em 2008, entrou no Grupo LEYA, primeiro como Diretor de Marketing e Conteúdo Digital, depois como Coordenador da Divisão Editorial e, por fim, como Diretor Geral de Edições no Grupo LEYA. É, desde 2021, como dissemos, presidente da APEL. Conversámos sobre a edição de 2024 da Feira do Livro de Lisboa, mas também sobre muito mais.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana chama-se “O valor do vento”, é da autoria de Ruy Belo, e é lido por Miguel Loureiro.
Recursos
Feira do Livro de Lisboa
APEL
LEYA
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
36:43
11: Andrew Sean Greer
Episode in
Café Alexandria
Andrew Sean Greer is the author of seven works of fiction, including the bestsellers "The Confessions of Max Tivoli" and "Less". "Less" was awarded the Pulitzer Prize in Fiction in 2018. The follow-up, "Less Is Lost", is his latest book and is out now worldwide. We caught up with him in Lisbon, where he came to do a talk. We chatted about him, his many journeys, and his writing.
The podcast is usually in Portuguese but, as you’ve noticed, this one will be in English.
Resources
Mr Bird (music author)
Nicolás Fabian (design author)
Subscribe at Spotify
Subscribe at Apple Podcasts
Subscribe at Google Podcasts
24:08
10: Rita Piçarra
Episode in
Café Alexandria
Foi a primeira pessoa da sua família a frequentar o ensino superior. Perdeu os pais prematuramente. Teve uma carreira de sucesso em auditoria, chegando ao posto de Diretora Financeira da Microsoft Portugal. Traçou um plano, e conseguiu a independência financeira, reformando-se aos 44 anos. A minha convidada de hoje é Rita Piçarra, que se tornou conhecida do grande público quando foi convidada de um podcast do Expresso, que na altura deu muito que falar. Lançou recentemente o livro, “A vida não pode esperar”, onde fala do seu percurso e sucesso, e que já vai na segunda edição. Conversámos com ela para saber mais sobre a sua vida, trabalho, e escrita. O poema desta semana chama-se “A abertura”, é da autoria de Luís Miguel Nava, e é lido por Né Barros.
Recursos
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
47:23
9: Patrícia Furtado
Episode in
Café Alexandria
Nascida em Lisboa, Patrícia Furtado foi um pouco nerd desde tenra idade, e com orgulho. Formou-se em design de comunicação e trabalhou num estúdio de design por um ano, antes de se mudar para Londres onde trabalhou em design web para vários clientes.
De volta a Lisboa, concentrou-se em ilustração editorial e para crianças, com trabalho regular em jornais e revistas, e criando capas para clássicos de autores como Enid Blyton e Sue Townsend. Foi ilustrando livros para crianças escritos por autores como Valter Hugo Mãe, Alice Vieira, Rosário Alçada Araújo, António Mota, Alexandre Honrado e Nuno Markl, entre outros. Em 2020, escreveu e ilustrou o seu primeiro livro para crianças, «Matilde e a Cidade das Portas Mágicas», ao qual se seguiram mais quatro aventuras. Patrícia Furtado é a convidada de hoje do Café Alexandria.
Recursos
Patricia Furtado
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
24:48
8: Luís Diamantino
Episode in
Café Alexandria
A primeira edição do festival Correntes d’Escritas aconteceu no ano 2000 na Póvoa de Varzim, e teve a presença de 23 escritores vindos de 10 países. Em 2025 celebram-se 25 anos de festival, mas também 50 desde o 25 de abril, e 50 desde a elevação da Póvoa a cidade. Este ano, a agenda contempla cerca de 70 autores, 40 lançamentos de livros e o 1º Encontro de Tradutores, além da formação de professores, visitas dos escritores às escolas, concertos, residências literárias, performances, exposições, itinerâncias pelas juntas de freguesia, cinema, intervenções nas montras do comércio local e a tradicional feira do livro. Conversámos sobre a edição de 2024 do Correntes d’Escritas com Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, com o pelouro da Cultura, Educação e desporto.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana chama-se “Não sei como dizer-te”, é da autoria de Herberto Hélder, e é lido por Daniel Matos.
Recursos
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
33:42
7: Alexandre Rezende
Episode in
Café Alexandria
A chancela Europa-América, extinta em 2019, está de regresso ao mercado português e internacional, com uma nova imagem e um posicionamento que recupera os valores iniciais da histórica editora portuguesa – a aposta na publicação de autores de ficção contemporânea, europeus e americanos, ainda não editados em Portugal. Conversei a esse propósito com o responsável da Europa América, Alexandre Rezende.
O poema desta semana chama-se “O livro dos mortos”, é da autoria de Natália Correia, e é lido por Gonçalo Egito, Patrícia Fonseca, Gonçalo Botelho e Rogério Vale.
Recursos
Europa-América
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
19:28
6: Zeferino Coelho
Episode in
Café Alexandria
A carreira do meu convidado de hoje tem mais de 50 anos. Zeferino Coelho é editor desde o final dos anos 1960. Entrou para a editora Caminho em 1977, onde se mantém desde então. Foi o editor de 8 Prémios Camões e, claro, um prémio Nobel da Literatura: José Saramago, em 1998. Foi na sede da Leya que conversámos sobre o seu percurso, sobre escritores e livros, sobre o risco, sobre heróis, e sobre o futuro.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana faz parte do livro “Caderno de notas Nr10”, de Daniil Harms, e é lido por Patrícia Portela.
Recursos
Leya
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
32:08
5: Hugo van der Ding
Episode in
Café Alexandria
Conforme o local onde lerem a sua biografia, Hugo van der Ding nasceu no Convento de Santo Domingo, em Asunción, no Paraguai, ao largo do golfo da Biscaia, ou em Paris. O que é certo, é que começou a ganhar notoriedade com as suas ilustrações no Facebook “A Criada mal criada”. Também sobejamente conhecidas tornaram-se as suas personagens Juliana Saavedra, A Psicanalista Que Deixa Os Pacientes Na Merda, Celeste da Encarnação, velha, mas moderna, ou, por exemplo, o menos conhecido, mas igualmente acutilante Bruncho, o inseto passivo-agressivo. Há cinco anos apresenta na Antena3 a rubrica “Vamos todos morrer”, que deu origem a dois livros. Nos sofás da livraria da Casa do Comum conversámos com Hugo van der Ding sobre o seu percurso, sobre criatividade, sobre viagens e, claro, sobre livros.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana faz parte do livro “Poemas escolhidos”, de Ron Padgett, e é lido por Joana Gama.
Recursos
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
52:31
4: Paulo Ferreira
Episode in
Café Alexandria
A primeira edição do festival literário Utopia aconteceu em Braga de 2 a 12 de novembro, e recebeu algumas das mais relevantes figuras do universo cultural e literário da atualidade, nesta que é uma iniciativa da The Book Company. Ricardo Araújo Pereira, Miguel Esteves Cardoso, David Mitchell, Bruno Nogueira, Lídia Jorge, José Rodrigues dos Santos, ou Gilles Lipovetsky foram alguns dos nomes que passaram pelos vários espaços do evento, que já tem a segunda edição assegurada para o próximo ano. Conversámos com o responsável pelo evento, Paulo Ferreira, para saber mais.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana chama-se “História Natural”, é da autoria de Fernando Luis Sampaio, e é lido por Ricardo Teixeira.
Recursos
Festival UTOPIA
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
30:01
3: Pedro Vieira
Episode in
Café Alexandria
Já o chamaram homem dos sete ofícios. Tem atividade, tal como ele diz, em várias coisas terminadas em or: redator, escritor, ilustrador, moderador ou comunicador. O nosso convidado esta semana é o artista de variedades Pedro Vieira, com quem conversámos sobre as várias facetas do seu trabalho. O poema desta semana chama-se “Na tua mão”, é da autoria de Inês Lampreia, e é lido por Inês Lampreia.
Recursos
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
36:10
2: Sérgio Machado Letria
Episode in
Café Alexandria
O Café Alexandria é o podcast do Coffeepaste dedicado ao mundo dos livros. Neste que é o episódio 2 conversamos com o diretor da Fundação José Saramago, Sérgio Machado Letria. Conversámos sobre as origens e percurso da instituição, de ler e escrever, de direitos e deveres humanos e, claro, de José Saramago.
Os episódios deste podcast terminam com uma recomendação de leitura e começam com um poema. O poema desta semana tem o nome de “O Portugal Futuro”, é da autoria de Ruy Belo, e é lido por Guilherme Gomes.
Recursos
Fundação José Saramago
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
36:42
1: Patrícia Portela
Episode in
Café Alexandria
O Café Alexandria é o podcast do Coffeepaste dedicado ao mundo dos livros. No episódio inaugural conversamos com a escritora Patrícia Portela.
Para a apresentar vou usar as palavras que sobre ela escreveu Raul Contumélias: “Nascida pela altura da Intentona das Caldas, Patrícia Portela aprendeu a respirar pouco antes da revolução. Interessou-se por livros e bonecos já livre da ditadura. Segue à risca a máxima grega: transforma o mundo sem estrondo, mas com esperança. Gosta de formigas físicas e metafísicas, de viajar e de olhar e ouvir a filha”.
O poema desta semana está no livro “A cabeça entre as mãos”, de Herberto Helder, e é lido por Vera Mantero.
Recursos
Patrícia Portela
Mr Bird (autor da música)
Nicolás Fabian (autor do design)
Subscreve no Spotify
Subscreve na Apple Podcasts
Subscreve no Google Podcasts
28:23
0: Bem-vindos ao Café Alexandria
Episode in
Café Alexandria
Episódio de apresentação do Café Alexandria, o podcast do Coffeepaste dedicado ao mundo dos livros.
01:05
You may also like View more
Cuentos y Relatos
Espacio no profesional dedicado a la lectura de Cuentos y Relatos clásicos realizada con voz humana (sin IA) y amenizada con una ambientación musical o sonora. Literatura de todos los géneros: Misterio, Ciencia Ficción, Terror, Fantástico, Policíaco, Costumbrista...
No son audios dramatizados, no son locuciones, no son narraciones. Son simplemente lecturas amateur y un proyecto absolutamente desinteresado y sin ánimo de lucro.
Algunos de los audios de este podcast pueden herir la sensibilidad del oyente debido a su contenido o lenguaje explícito. Si te consideras una persona sensible en este aspecto, por favor, no lo escuches y elige otro podcast más acorde a tus gustos, de lo contrario, adelante, estás en tu casa.
Espero que lo disfrutéis tanto como yo lo hago durante la producción de estos audios. Gracias por anticipado y también por vuestra presencia. ¡Un saludo!
Por favor, si te gusta algún audio, no olvides darle al "Me gusta" y compartir en tus redes sociales. ¡Muchas Gracias!
Advertencia: Por motivos obvios, cualquier comentario ofensivo, falto de respeto o improcedente, será automáticamente eliminado del podcast.
Blog: https://lanebulosaeclectica.blogspot.com.es/
Updated
Noviembre Nocturno
Podcast de ficción sonora. Literatura, fantasía, terror y Ciencia-ficción. La distancia más corta entre nosotros y la verdad es un cuento. ^(;,,;)^ Updated
Historias de RNE
Historias y Relatos fue un programa de Radio Nacional de España que ofrecía las más grandes obras de la literatura universal de los géneros de terror, misterio, suspense, ciencia ficción y aventuras, con Juan José Plans
En el programa se trataba además de la dramatización de tales historias, la vida y obra de sus autores, de las épocas en que fueron escritas o en las que se desarrollan, de los lugares en los que se ambientan, de sus adaptaciones teatrales y cinematográficas. Updated



