
Podcast
Dossiê SUPER
By Dossiê SUPER
10
3
Os labirintos da mente, os enigmas do Universo, as fronteiras do conhecimento. O melhor da SUPER, em podcast.
Os labirintos da mente, os enigmas do Universo, as fronteiras do conhecimento. O melhor da SUPER, em podcast.
Podcast Dossiê #10: Cloroquina
Episode in
Dossiê SUPER
A cloroquina deve ser usada em larga escala no combate à Covid-19? Ou não faz sentido apostar tantas fichas num remédio que ainda não teve sua eficácia devidamente comprovada? Porque é mais difícil combater vírus do que bactérias? E como anda a busca por uma cura, e por uma vacina, contra?
É o que discutimos neste podcast, gravado a partir de uma live que foi ao ar dia 14 de abril. Os jornalistas da SUPER Bruno Vaiano e Alexandre Versignassi conversam com a biomédica Natalia Pasternak, PhD em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência, e com o cientista farmacêutico Flavio Emery, presidente da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas.
43:12
Podcast Dossiê #9: Filmes que fazem bem aos neurônios
Episode in
Dossiê SUPER
Sabe quando você vê um filme muito inteligente, e fica horas e horas pensando sobre ele depois de assistir? Fica quebrando a cabeça para tentar decifrar algum enigma (como o significado do monolito, no filme “2001”), entender alguma passagem muito complicada (como as viagens no espaço-tempo do filme “Interestelar”) ou simplesmente intrigado com a mensagem do filme – como em “O Clube da Luta”, “Her” e “Laranja Mecânica”? Nós também. Por isso, convidamos o jornalista Alexandre Carvalho, especialista em cinema e autor do Dossiê Super “Os 50 filmes mais inteligentes da história”, para um bate-papo sobre esses e outros filmes que se tornaram famosos pela inteligência.
56:23
Podcast Dossiê #8: Hambúrguer sem carne
Episode in
Dossiê SUPER
Nos Estados Unidos, um grupo de investidores que inclui Bill Gates e o Google gastou US$ 250 milhões para criar o Impossible Burger: um hambúrguer feito de plantas que supostamente tem gosto, cheiro e textura idênticos à carne. Ele ganhou um prêmio da ONU, entrou no cardápio do Burger King – e hoje o seu fabricante, que se chama Impossible Foods, alcançou um valor de mercado de US$ 3 bilhões.
No Brasil, o produto mais conhecido é o Futuro Burger, da Fazenda Futuro, que foi lançado em maio deste ano e está disponível em 6 mil restaurantes e supermercados. Ele é feito de soja, ervilha, grão de bico e beterraba – que é usada para reproduzir o sangue da carne de verdade. Os hambúrgueres sem carne estão com tudo. Mas eles são só uma moda passageira, ou vieram para ficar? Têm mesmo gosto de carne? Podem se tornar tão populares, um dia, quanto o hambúrguer comum?
Para conversar sobre isso, convidamos a nutricionista Alessandra Luglio, consultora da Fazenda Futuro e diretora do departamento de saúde e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. E o jornalista Marcos Nogueira, colaborador da Super, autor do livro “Cozinha Bruta” e dono do blog Cozinha Bruta.
42:14
Podcast Dossiê #7: A verdadeira história do Natal
Episode in
Dossiê SUPER
Roma, século 2, dia 25 de dezembro. A população está em festa, em homenagem ao nascimento daquele que veio para trazer benevolência, sabedoria e solidariedade aos homens. Cultos religiosos celebram o ícone, nessa que é a data mais sagrada do ano. Enquanto isso, as famílias apreciam os presentes trocados dias antes e se recuperam de uma longa comilança.
Mas não. Essa comemoração não é o Natal. Trata-se de uma homenagem à data de “nascimento” do deus persa Mitra, que representa a luz e, ao longo do século 2, tornou-se uma das divindades mais respeitadas entre os romanos. Qualquer semelhança com o feriado cristão, no entanto, não é mera coincidência.
A história do Natal começa, na verdade, pelo menos 7 mil anos antes do nascimento de Jesus. É tão antiga quanto a civilização e tem um motivo bem prático: celebrar o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que acontece no final de dezembro. Dessa madrugada em diante, o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão. É o ponto de virada das trevas para luz: o “renascimento” do Sol.
Nesse podcast, o diretor de redação Alexandre Versignassi e o editor Bruno Vaiano investigam o Natal – das questões mais banais às mais profundas: por que comemoramos ao aniversário de Jesus nesta data? De onde saiu o Papai Noel? Por que ele tem renas? Por que uma das renas têm o nariz vermelho? Ouça agora.
35:51
Dossiê #6: Cigarro eletrônico
Episode in
Dossiê SUPER
A consciência sobre os malefícios do cigarro tem baixado drasticamente o número de fumantes. No Brasil, a queda foi cavalar: de 35% em 1989 para apenas 9% hoje – em grande parte graças ao Instituto Nacional de Câncer, que promove tratamento e medicação gratuitos pelo SUS para quem quer parar de fumar. Isso faz do Brasil um dos países com menor prevalência de fumantes no mundo – nos EUA e no Reino Unido, por exemplo, são 14%. Nos mais tabacófilos, como a Rússia, 40%.
As gigantes do tabaco, então, têm apostado suas fichas em outro produto: os cigarros eletrônicos. Enquanto a venda de cigarros normais cai, a das versões eletrônicas sobe. Mas e aí? Os cigarros eletrônicos são mesmo um perigo para a saúde pública? Ou podem ser uma alternativa menos danosa pra quem não consegue parar de fumar? Para descobrir, conversamos com a médica Stella Regina Martins, especialista em dependência química do núcleo de pneumologia do Instituto do Coração, e autora do livro “Cigarro Eletrônico: o que sabemos?”
59:27
Dossiê #5: Nióbio
Episode in
Dossiê SUPER
Parece até mágica. Você joga um punhadinho de nióbio em 1 tonelada de aço, e ela se torna muito mais resistente. Carros, pontes, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sondas espaciais: praticamente tudo o que é eletrônico ou leva aço fica melhor com um pouco de nióbio. É um metal extremamente valioso. E o Brasil detém 98% de todas as reservas mundiais. Mas quem ganha com a exploração do nióbio? Ele é a chave para o País dar um salto de desenvolvimento?
Para descobrir, conversamos com o jornalista Tiago Cordeiro, autor da reportagem “A verdade sobre o nióbio”, e Rafael Mesquita, diretor de tecnologia da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa que domina o mercado mundial de nióbio.
https://abrilsuperinteressante.files.wordpress.com/2019/10/dossiecc82-super-ep05-vf.mp3
23:44
Dossiê #4: Agrotóxicos
Episode in
Dossiê SUPER
Em 2017, o Brasil utilizou 886 mil toneladas de agrotóxicos. E o governo tem autorizado o uso de cada vez mais deles: só neste ano, em 2019, 290 novos produtos foram liberados. Todo mundo anda meio preocupado com isso. Será que os agrotóxicos presentes nos alimentos que nós comemos estão nos envenenando? Como o Brasil se compara, nessa questão, ao resto do mundo? Quais medidas os agricultores e os consumidores deveriam tomar para reduzir sua exposição aos agrotóxicos?
Para descobrir, convidamos dois especialistas no tema: o engenheiro agrônomo Décio Karam, pesquisador da Embrapa, e o professor José Otávio Menten, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP.
https://abrilsuperinteressante.files.wordpress.com/2019/09/dossiecc82-super-ep04-agrotocc81xicos-versao-final.mp3
43:00
Dossiê #3: Maconha medicinal
Episode in
Dossiê SUPER
A maconha já não é uma droga tão ilegal quanto foi um dia. Nos EUA, 11 estados já legalizaram seu consumo recreativo. A lei que liberou o uso no Canadá completou um ano. No Brasil, a situação é bem diferente. Desde 2015, a Anvisa permite o uso de medicamentos baseados em princípios ativos da cannabis, mas a liberação da maconha em si ainda parece bem distante. Será que isso tem chance de acontecer algum dia?
https://abrilsuperinteressante.files.wordpress.com/2019/08/dossie-super-3-maconha-medicinal.mp3
Conversamos com Tarso Araújo, autor do livro “Almanaque das Drogas”, e Denis Russo Burgierman, também autor de um livro sobre o tema, “O Fim da Guerra”. Os dois são os idealizadores do documentário “Ilegal”, que foi produzido pela SUPER em 2014 e aborda o uso medicinal da maconha. Bruno Garattoni e Ana Carolina Leonardi, editores da SUPER, participam do debate.
46:22
Dossiê #2: A era da burrice
Episode in
Dossiê SUPER
Testes de QI feitos com a população de vários países desenvolvidos, como Inglaterra, França, Holanda, Noruega, Suécia, Finlândia, Alemanha e Portugal, indicaram que a inteligência média das pessoas está caindo: dependendo do estudo, do país e da faixa etária analisada, são de 2 a 4 pontos de QI a menos por década.
Ainda assim, há motivos para não perder o otimismo. Para entender exatamente como funciona um teste de QI, o que ele mede, e que outros componentes têm influência direta sobre o que chamamos de inteligência, convidamos para o segundo episódio do podcast Dossiê Super o neuropsicólogo Daniel Fuentes, que é coordenador do Laboratório Integrado de Neuropsicologia da USP. Os editores da SUPER Bruno Garattoni e Ana Carolina Leonardi participam da conversa.
Neste episódio, você vai entender:
O que mede um teste de QI;
Os países onde o QI está estagnado – e outros onde ele já começa a cair;
Por que nas últimas 3 décadas o QI estava em ascensão;
A diferença entre inteligência e potencial intelectual/cognitivo;
O que significa a pontuação do teste de QI;
Como ele foi criado;
O que é inteligência emocional, para que serve e como é desenvolvida;
QI Infantil: a relação entre idade mental e idade cronológica;
A resposta direta e reta: dá para aumentar o seu QI?
O que é eficiência intelectual;
O componente genético do QI;
A relação entre tecnologia e inteligência;
O que é viés de confirmação e sua presença nas redes sociais.
https://abrilsuperinteressante.files.wordpress.com/2019/06/dossiecc82-super-ep02-edit.mp3
37:01
Dossiê #1: A epidemia da ansiedade
Episode in
Dossiê SUPER
O Brasil é o país mais ansioso do mundo: 9% da nossa população tem transtorno de ansiedade generalizada. Esse número equivale ao triplo da média mundial.
Por ano, os brasileiros tomam mais de 25 milhões de caixas de Rivotril – quase o triplo de dez anos atrás. Mas por que isso acontece? Quais fatores estão por trás dessa epidemia de ansiedade? E o que dá para fazer contra ela? É o que discute o primeiro episódio do novo podcast da Superinteressante, o Dossiê Super.
Neste episódio, você vai descobrir:
-Por que a ansiedade é mais comum em grandes cidades;
-Quais são os diferentes tipos de ansiedade;
-As diferenças entre ansiedade e síndrome do pânico;
-Ansiolíticos versus antidepressivos;
-Os desafios da hipermedicalização;
-A forma versus o contéudo dos sintomas de ansiedade;
-O papel da respiração nos transtornos ansiosos;
-O que são os transtornos da personalidade – e porque estão ficando mais comuns.
Participam do episódio Geilson Santana, terapeuta e psiquiatra formado pela USP, e Alexandre Valverde, psiquiatra e mestre em filosofia pela Universidade Paris I. Os editores da SUPER Alexandre Versignassi e Ana Carolina Leonardi fazem a mediação da conversa.
https://abrilsuperinteressante.files.wordpress.com/2019/05/dossiecc82-super-ep01-preview.mp3
01:06:44
You may also like View more
Planeta Oculto
Bienvenidos a Planeta Oculto, el podcast que te llevará a explorar los misterios más profundos de nuestro mundo y del cosmos.
Dirigido y presentado por Mar Gómez, doctora en ciencias físicas y responsable de meteorología en eltiempo.es, en cada episodio nos sumergiremos en diferentes temas relacionados con el Universo, la Tierra y la historia para descubrir lo que hay detrás de ellos.
Desde los lugares más remotos de la Tierra hasta los avances aeroespaciales más recientes, te llevaré en un viaje fascinante en el que, juntos, responderemos a muchas preguntas y temas de actualidad. Updated
Astrobitácora: astronomía con Álex Riveiro
Divulgación astronómica (y actualidad) para todos los públicos. Si te gusta la astronomía, si sientes curiosidad por conocer nuestro lugar en el universo, cómo sabemos cuál es el tamaño de la Vía Láctea, o si te has preguntado si podría haber vida en otros lugares de la galaxia, e incluso del universo, este es tu programa. Updated



