¡Últimas horas! Disfruta de 1 año de Premium al 40% de dto ¡Lo quiero!

Humanitude na SCMAS - continuação
Episode in
Podcast de Humanitude
Hoje recebemos três profissionais que, num lugar onde os cuidados têm a forma de casa e se tornaram parte de um caminho raro: o de transformar o quotidiano dos cuidados numa experiência de dignidade, beleza e presença.
São três profissionais da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, um espaço onde a humanização não é apenas metodologia, mas cultura.
Juntas, representam três dimensões fundamentais do cuidado: o gesto terapêutico, o gesto clínico e o gesto social.
E é nesse encontro, entre mãos, conhecimento e humanidade, que a Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal tem construído um dos projectos mais consistentes de Humanitude em Portugal.
Hoje, convidamo-las a sentarem-se connosco para conversarmos sobre esse caminho, sobre o que aprenderam, o que transformaram e o que ainda querem levar mais longe.
53:56
Humanitude na Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal
Episode in
Podcast de Humanitude
A Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal é uma instituição onde o cuidado encontra forma, história e arquitetura. Nos últimos anos, tornou-se um dos exemplos mais consistentes de humanização dos cuidados em Portugal, não apenas pelo trabalho quotidiano das equipas, mas também pelo espaço que habita. Uma das suas Residências, a Residência Rainha D. Isabel, pensada para acolher com luz, conforto e dignidade, recebeu um prémio internacional de arquitetura, reconhecendo a beleza de um edifício onde cada detalhe foi desenhado para servir as pessoas. Mas o prémio maior é cuidar em Humanitude. É uma casa que honra o passado, serve o presente e se prepara, com Humanitude, para o futuro.
Trazemos à conversa a Dra. Rita Rito e o Eng. Ricardo Cipriano que representam dois olhares complementares sobre a mesma casa: o gesto da governação e o gesto do cuidado. Sentam-se connosco para que possamos escutar o caminho que fizeram, os desafios que ficaram para trás e os que ainda se levantam e, sobretudo, para pensarmos no futuro desta instituição onde a dignidade é, cada vez mais, um compromisso visível.
Sejam muito bem-vindos a mais um podcast.
54:12
O Grupo de Apoio Humanitude - Experiência da Santa Casa da Misericórdia de Espinho
Episode in
Podcast de Humanitude
No Podcast Cuidar com Cuidado - em Humanitude deste mês viajamos até à Santa Casa da Misericórdia de Espinho para conhecer, por dentro, um processo desafiante e inspirador: a implementação da metodologia Humanitude, mas sobretudo a dinâmica do Grupo de Apoio - fundamental para a consolidação do projeto.
Num diálogo aberto e realista, Sara Ramos — psicóloga e diretora geral de serviços — Iolanda Resende - Directora Técnica e Natália Ferreira — terapeuta ocupacional — partilham connosco o percurso que a instituição tem trilhado desde janeiro de 2025.
Este episódio revela o que significa formar e sustentar um Grupo de Apoio, lidar com resistências, celebrar conquistas e, sobretudo, construir relações de cuidado que respeitam dignidade, autonomia e cidadania.
Prepare-se para uma conversa que não “doura a pílula”: aqui abordam-se as dificuldades, as estratégias e as ferramentas necessárias para manter viva a Humanitude no dia a dia — um testemunho valioso e inspirador para todas as equipas que procuram humanizar os seus cuidados.
01:01:27
Dar voz à família
Episode in
Podcast de Humanitude
Bem-vindos a mais um episódio do nosso podcast, o segundo da segunda temporada, sobre cuidados Humanitude. Hoje temos uma conversa especial com a enfermeira Amélia, cuja mãe é residente numa das ERPI's da Santa Casa da Misericórdia da Trofa, unidade certificada Humanitude.
O objetivo deste episódio é dar voz à família, partilhar experiências reais, dolorosas e refletir sobre o impacto da institucionalização, mas também o impacto da Humanitude não só na qualidade de vida dos residentes, mas também no bem-estar emocional de quem os acompanha.
34:12
Elodie Valente, Enfermeira no Centro Social e Paroquial de Campo
Episode in
Podcast de Humanitude
Bem-vindos à segunda temporada do nosso podcast Cuidar com Humanitude, num espaço onde escutamos histórias reais de quem vive e transforma o cuidado nos seus desafios quotidianos.
Convidamo-lo a escutar esta conversa com atenção, com a Enfermeira Elodie Valente. Porque nela há caminhos de coragem, dúvidas partilhadas, conquistas discretas — e, sobretudo, a prova de que é possível cuidar com técnica e ternura.
29:01
Ana Catarina Meireles, Médica em ERPIS
Episode in
Podcast de Humanitude
Hoje trazemos uma conversa com a Dr.ª Ana Catarina Meireles, médica com especialização em Saúde Pública, Medicina Geral e Familiar, e formação em Cuidados Humanizados e Snoezelen. Vamos falar sobre um tema essencial para o cuidado digno e humanizado.
A verdade é que esta conversa não é de agora, é uma conversa que tivemos após a pandemia e ate como reflexão posterior a uma outra conversa sobre os efeitos da pandemia Covid 19 nas pessoas idosas. Mas é tão actual, tão pertinente que não podíamos guardar a mesma... não se vai sentir perdido no andamento da mesma... vai ver que tudo faz sentido. É uma conversa a três: entre mim, Amélia Martins, a enfermeira Liliana Henriques e a Dra. Catarina Meireles.
26:13
Vânia Pinto - AAD de SAD da Santa Casa da Misericórdia de Trofa
Episode in
Podcast de Humanitude
Com um trabalho que vai muito além dos cuidados de higiene e conforto, Vânia Pinto, personifica o verdadeiro significado do cuidado: estar presente, respeitar a individualidade de cada idoso e valorizar cada história de vida. Seu percurso nos mostra que a profissionalização não depende apenas de formação ou experiência prévia - mas sim da disposição para aprender, evoluir e, acima de tudo, cuidar com o coração.
Com simplicidade, humildade mas sobretudo ternura.
18:49
Vânia Pinto - AAD de Serviço de Apoio Domiciliário (SCMTrofa)
Episode in
Podcast de Humanitude
Com um trabalho que vai muito além dos cuidados de higiene e conforto, Vânia Pinto, personifica o verdadeiro significado do cuidado: estar presente, respeitar a individualidade de cada idoso e valorizar cada história de vida. Seu percurso nos mostra que a profissionalização não depende apenas de formação ou experiência prévia – mas sim da disposição para aprender, evoluir e, acima de tudo, cuidar com o coração.
Com simplicidade, humildade mas sobretudo ternura.
18:52
Ana Rosa Fernandes - Residente na ERPI Alfredo Carriço - SCM Trofa
Episode in
Podcast de Humanitude
Bem-vindos ao nosso podcast especial, diretamente do Lar Alfredo Carriço da Santa Casa da Misericórdia da Trofa, onde a voz principal é de quem tem muitas histórias para contar. Aqui, cada episódio é uma celebração da vida e das histórias dos nossos convidados. Neste espaço, valorizamos cada momento vivido sob os pilares da Humanitude e seus valores: cidadania, liberdade e autonomia. Hoje, temos o privilégio de ouvir a D. Ana Rosa Fernandes (87 anos), cuja trajetória de vida no lar é um verdadeiro testemunho da riqueza humana que se encontra em cada esquina deste lar. Junte-se a nós nesta conversa enriquecedora, repleta de histórias, sabedoria e a inconfundível essência da simplicidade. Vamos começar?
25:21
Rosa Melo - A Investigação em Humanitude
Episode in
Podcast de Humanitude
Desta ve, conversamos com a Professora Rosa Melo, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. O tema central da nossa conversa será a investigação em humanitude. Além disso, abordaremos questões como a formação interdisciplinar dos diferentes profissionais implicados nos cuidados de modo especial dos estudantes de enfermagem e os desafios enfrentados nos ensaios clínicos. Acompanhe-nos e aproveite esta troca de conhecimentos!
46:33
Teatro São Luiz e Humanitude? Teo Pitela e Rafael Efraim vão responder...
Episode in
Podcast de Humanitude
Teatro e Humanitude? Poderemos conjugar numa frase estas duas realidades? O Teo Pitela e o Rafael Efraim vão responder neste podcast.
Quando trazemos a Humanitude para o universo do Teatro, encontramos um espaço profundamente fértil para explorar e vivenciar um lugar de vida, lugar de vontades. O teatro, por sua própria natureza, lida com a condição humana em todas as suas nuances – seus conflitos, emoções, dilemas e relações.
O Teatro São Luiz ousou incorporar os princípios da Humanitude para oferecer uma experiência transformadora e abrir-se a novos públicos. O teatro tornou-se, assim, um espaço de reflexão e transformação, onde o lugar de fala se concretiza para os habitantes da ERPI Quinta Alegre da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Em suma, a parceria entre Humanitude, Teatro e Quinta Alegre criou uma poderosa ferramenta para a arte e para a vida, onde a dignidade, o respeito e os desejos humanos são colocados no centro, tanto no processo de criação artística quanto na partilha da experiência do público idoso. Essa integração não apenas enriqueceu a prática teatral, mas também contribuiu para uma Instituição mais VIVA e participada.
53:24
Nutricionista Bruna Baltazar - Restauração Holística - Restauração Humanitude
Episode in
Podcast de Humanitude
Hoje conversamos com a Bruna Baltazar, Nutricionista na Santa Casa da Misericórdia da Trofa. « Para que comer seja um prazer» - restauração holística em humanitude vai ser o assunto da nossa conversa, entre outros como a desnutrição em pessoas idosas institucionalizadas e os desafios do Nutricionista nas ERPI's. Fique connosco e desfrute.
42:45
Dra. Rosa Costa - Presidente da Direcção - IPSS
Episode in
Podcast de Humanitude
Bem-vindos ao nosso podcast sobre Humanitude, onde reflectimos sobre boas práticas que promovem o cuidado e a dignidade humana. No episódio de hoje, temos a honra de receber a presidente da direção de uma instituição particular de solidariedade social. Vai artilhará suas valiosas experiências e insights sobre como a Humanitude é aplicada na organização, impactando positivamente a vida de muitas pessoas. Preparem-se para uma conversa enriquecedora e inspiradora sobre compaixão, respeito e a importância do cuidado humanizado.
45:12
O que é a Humanitude II
Episode in
Podcast de Humanitude
Continuamos a reflexão a partir dos escritos da Enf. Nídia Salgueiro. Neste episódio falamos da Captura Sensorial ainda que de forma muito sintética. Fique connosco...
21:37
Formador Vida Social Artur da Costa Pereira
Episode in
Podcast de Humanitude
O Artur é um exímio contador de histórias que nos prendem. Uma destreza de pensamento, inteligência e capacidade de reter os formandos como é raro ver. O Artur é muito jovem, mas consegue a proeza que muitos formadores de longa data não conseguem: articulação perfeita entre o eterno dilema: teoria e prática. Escutem e desfrutem desta conversa...
59:34
O que é Humanitude?
Episode in
Podcast de Humanitude
Uma reflexão a partir dos escritos da Enf. Nídia Salgueiro, sobre o conceito Humanitude, sua evolução histórica e como se transformou na metodologia de cuidados.
10:58
Dra. Zélia Reis
Episode in
Podcast de Humanitude
Não pode perder a nossa conversa com a Zélia Reis. Há anos que está envolvida nesta senda que é a Humanitude. Na Santa Casa da Misericórdia da Trofa respira-se humanitude. Pela sua mão está a ser conduzida toda a equipa. Desafios e vantagens na Implementação... acompanhe-nos nesta conversa.
42:00
Enfermeiro Pedro Silva - Santa Casa da Misericórdia de Freamunde
Episode in
Podcast de Humanitude
Não pode perder esta conversa com o Pedro. Excelente profissional, mas sobretudo um ser humano com ternura nas palavras e nos gestos, no cuidado, na liderança da sua equipa... Percorremos o caminho da implementação da Humanitude na sua Instituição, mas tínhamos o propósito de abordar a questão das contenções quer químicas quer físicas.
Não perca
01:02:23
Testemunho de uma cuidadora
Episode in
Podcast de Humanitude
Esta conversa é absolutamente essencial ser escutada por quem trabalha com pessoas idosas...
30:47
Enfermeiro João Araújo
Episode in
Podcast de Humanitude
O João, sem dúvida, que é um profissional extraordinário... com a Enf. Nídia e o Enf. Rafael trouxeram para Portugal a Humanitude e agora ele leva a Humanitude à Ásia, aos EUA...
44:54
You may also like View more
Sueñacuentos
Cuentos infantiles originales y diferentes. Audiocuentos hechos con cariño que transmiten enseñanzas actuales e importantes valores para la educación. Cuentos para dormir o entretener a los niños. ¡Un episodio nuevo cada semana!
Imagen portada: Freepik Sadewotito CC - BY. Updated
Club de Malasmadres
El podcast del Club de Malasmadres nace con vocación de romper con el mito de la madre perfecta, luchar por una conciliación real y una sociedad en igualdad. En este podcast encontrarás reflexiones y entrevistas a distintas invitadas que nos darán su punto de vista sobre mujer, maternidad y feminismo. Está capitaneado por Laura Baena, fundadora del Club de Malasmadres y presidenta de la Asociación Yo No Renuncio por la Conciliación. Updated
Cuentos para irse a Dormir
En estos cuentos tan especiales que hacemos tenemos a nuestra protagonista Lara, una niña que lleva desde los 2 añitos y medio compartiendo cuentos de todo tipo con vosotros.
Comenzamos con cuentos pero Lara va creciendo (ya tiene casi 7 añitos) y vamos incorporando cosas como lecturas o podcast y quien sabe que otras sorpresas tendremos
Updated



