Description of S02E08 - Tenebrae
Num desnecessário plano-sequência duma hora e cinquenta e sete minutos, percorremos a trajetória dum master of horror como Dario Argento, e isso merece um respeito. Com este movimento podcaster, pretendemos envolver na nossa capa o realizador romano para situa-lo no sub-genero giallo, e falar do seu filme Tenebrae (1982); onde aparecem Nicolodi e Saxon, grandes que recentemente nos deixaram. Os seus filmes não têm demasiada lógica, mas como muitos dos nossos programas.
Este episódio amarelado serve para conversar sobre a importância relativa do enredo, sobre filmes que são altamente influentes no aspeto estético e sobre outros que provocam vergonha, sobre o nepotismo familiar no cinema, sobre Brian de Palma, Bava ou Fulci. Esperamos muito que Il maestro recupere o brilho dos seus primeiros títulos; e se pode ser com Iggy Pop, melhor.
Mas o tema era Tenebrae, filme de assassino incel que é surpreendente por vários aspetos. Intentamos procurar uma explicação a um plano-sequência que percorre a fachada e o teto dum prédio. Diverte-nos (por bizarra) a sequência que começa com um dobermann e acaba com um cortador da relva. Ficamos confusos com a quantidade de suspeitos que acumulamos durante a metragem.
No aspeto negativo, sublinhamos as viragens ardilosas do guião ou certa “visão masculina”. Por outro lado, o filme inclui um infrequente casal lésbico e uma atriz transgênero (Eva Robin’s), o que resulta moderno mesmo na atualidade. Por último, alucinamos com um final que acaba num monte de cadáveres e na confirmação de Daria Nicolodi como scream queen.
Pineda ameaça com tornar ao giallo com "I corpi presentano tracce di violenza carnale". Mas isso, em todo caso, demorará. De momento, no horizonte mais próximo, perfila-se um novo especial. Esta vez não será sobre filmes, senão sobre vídeos musicais. Conheceis algum com temática de terror? Dizei no twitter, facebook, instagram, ivoox ou em maldeolho.agora.gal . É a vossa vez, “filthy, slimey perverts”.
RECOMENDAÇÕES
The Queen’s Gambit (série, 2020)
Steve Cutts (ilustrador)
Severance (2006)
Unbelievable (série, 2019)
Rent-a-pal (2020)
Nightcrawler (2014)
The Invisible Man (2020)
MEH
Buio (2019)
PREVENÇÕES
Jumbo (2020)